Preenchimento de Rugas e Sulcos

/ Restauração de Volume

Qualquer linha de expressão se torna acentuada com a idade, devido à ação muscular e à perda de volume da face.

 

Com o processo de envelhecimento, há redução da gordura subcutânea e do colágeno dérmico resultando em depressões e sulcos na face.

 

A demanda para restaurar a perda volumétrica da face, decorrente do envelhecimento, estimulou o surgimento de numerosas substâncias preenchedoras.

 

Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ajudar. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade. Embora, geralmente, não corrijam a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos de estética faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia plástica. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos periodicamente. São uma boa opção para quem ainda não tem indicação para a cirurgia ou não quer se submeter a uma (ou está impossibilitado, por motivos diversos).

 

Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento, tal como, a injeção de toxina botulínica. Seu cirurgião plástico irá avaliar e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.

 

COMO FUNCIONA

 

O preenchimento de rugas pode ser dividido em duas categorias: temporária e semi-permanente. Os mais utilizados serão relatados a seguir:

 

Temporária

 

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada em seu corpo. Concentrações elevadas ocorrem no tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado, também, em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como, no tecido da pele. Se o nome soa familiar, é porque a mesma substância é, freqüentemente, injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. Algumas marcas incluem: Restylane® e Stylage®.

 

A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos, como o sulco nasogeniano e as linhas de marionete. Também, é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. Dentre as marcas utilizadas, está o Radiesse®.Veja mais em Rejuvenescimento da pele.

 

O Ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, restaurar volumes e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela tem a função específica de estimular a produção de colágeno, assim, os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. A marca mais conhecida: Sculptra®.Veja mais em Rejuvenescimento da pele.

 

Semi-Permanente-A Dra Márcia Brandão NÃO utiliza PMMA

 

O Polimetilmetacrilato (PMMA) é um polímero utilizado como preenchedor com apresentação na forma de microesferas sintéticas com diâmetro entre 40 e 60 mm veiculadas em um meio de suspensão que pode ser colágeno, aproteico ou cristalóide. Conforme o veículo utilizado, têm-se as diversas apresentações comerciais, respectivamente Artecoll®, Metacrill® e PMMA®. As apresentações comerciais podem ser de 2%, 10% e 30%, conforme a concentração de PMMA.

 

Esta substância, considerada semi-permanente, pode ser removida (cirurgicamente). O polimetilmetacrilato é mais, freqüentemente, usado para tratar rugas e sulcos de tamanho médio a profundo, principalmente, sulcos nasolabiais. Ele, também, pode ser usado para preencher cicatrizes e redefinir contornos da face. O PMMA tem sido utilizado, por muitos anos, em implantes cirúrgicos permanentes. Assim, provavelmente, o cirurgião plástico fará preenchimento mínimo, no primeiro tratamento, acrescentando mais, se necessário.

 

É interessante ressaltar que, independente do método de preenchimento (temporário ou semi-permanente), todos promovem um estímulo à produção de colágeno, tal processo é provocado não somente pela substância utilizada, mas, também, pelo próprio traumatismo ocorrido nos tecidos locais durante o procedimento. Tal benefício pode se tornar mais evidente, a medida em que, os procedimentos vão sendo repetidos regularmente.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE CICATRIZES E LINHAS PROFUNDAS

 

Estas áreas, muitas vezes, requerem injeções múltiplas (mais de uma sessão) para se obter o resultado desejado. Se necessária aplicação mais profunda de injeção, será utilizado anestésico local. Os locais mais comuns, que requerem preenchimento mais profundo do tecido, são as pregas nasolabiais e as linhas de marionete, bem como, para melhorar o volume das bochechas. Nessas regiões, é comum que o produto seja injetado em uma profundidade abaixo da derme devido a uma maior necessidade de volume. Geralmente, utiliza-se uma microcânula flexível, ao invés de agulha, para que o procedimento seja menos desconfortável e com menor risco de produzir hematomas.

 

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

 

Não há inatividade quando se realizam procedimentos com preenchimento dérmico. Você pode retomar a maioria das atividades, em torno de, 24horas. Lembre-se de não esfregar a área tratada, de modo que, o material de preenchimento permaneça intacto. É provável, que haja um pouco de inchaço ou hematomas, no entanto, em geral, desaparecem em poucos dias.

 

RISCOS DO USO DE PREENCHIMENTOS

 

• Acne,

 

• Anticorpos, ou rejeição ao material de preenchimento, podem reduzir a eficácia de injeções futuras,

 

• Assimetria,

 

• Sangramento,

 

• Hematomas,

 

• Preenchimento contendo microscópicas substâncias granulares, em particular a hidroxiapatita de cálcio, o ácido poliláctico e o polimetilmetacrilato, pode aglomerar como resultado do movimento da face ou do seu processo de envelhecimento natural ou de reações inflamatórias. Com o passar do tempo, estes aglomerados podem se transformar em caroços ou nódulos. Injeções de corticóides ou cirurgia plástica removem os caroços,

 

• Infecção no local da injeção,

 

• Coceira,

 

• Migração do material de preenchimento para longe do local original,

 

• Necrose (morte da pele),

 

• Vermelhidão,

 

• Erupção cutânea,

 

• Sensibilidade da pele,

 

• Inchaço,

 

• Dormência temporária,

 

• Paralisia temporária dos músculos faciais,

 

• Sub ou sobrecorreção de rugas.

 

 

A LONGO PRAZO

 

É importante saber que, preenchimentos dérmicos não são permanentes. Mesmo a categoria semi-permanente, eventualmente, exige retratamento. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume.

 

Preenchimentos dérmicos são excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução mais duradoura, converse com seu médico sobre facelifting e lifting de sobrancelhas.

 

Algumas pessoas optam pelo facelifting líquido e a toxina botulínica, até que um lifting cirúrgico seja mais apropriado. É uma ótima maneira de ver algumas mudanças e melhorias em sua aparência, tal como, a redução de rugas da testa, até que esteja pronto para uma opção cirúrgica permanente. Lembre-se, é preciso se submeter à retratamento com preenchimento dérmico, tal como, um tratamento anti-rugas, para manter a aparência rejuvenescida. Converse com o profissional sobre quais os produtos são mais adequados ao seu caso, pois nem todas as opções aqui citadas fazem parte do arsenal terapêutico disponibilizado no consultório.

 

A Dra. Márcia Brandão atende pacientes interessados em preenchimentos temporários em seu consultório no Rio de Janeiro, RJ – Catete.

 

Referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Compartilhar:

Se desejar, marque

uma consulta