Cirurgia Plástica de Nariz
ou Rinoplastia
Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz, também, pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
Enquanto o formato do seu nariz é, geralmente, o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia plástica prévia.
O que se pode obter com a Rinoplastia?
A rinoplastia pode mudar:
• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
• A largura do dorso nasal,
• O perfil do nariz,
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
• Assimetria nasal e desvio.
A Rinoplastia será uma boa opção para você se:
• O seu crescimento facial estiver finalizado,
• Você é fisicamente saudável,
• Você não fuma,
• Você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
Procedimento cirúrgico
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A rinoplastia ou cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles, que recobrem as cartilagens e os ossos do nariz, são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.
Etapa 3 – Remodelação da estrutura do nariz
A rinoplastia ou cirurgia do nariz pode reduzir, modificar com suturas ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito.
Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.
Etapa 4 – Correção de desvio de septo
A correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.
Etapa 5 – Fechando as incisões
Uma vez que, a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Curativo
Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com Micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
Esse curativo dará sustentação ao nariz, à medida que a cirurgia começa a cicatrizar, por aproximadamente, uma semana.
Serão dadas instruções especiais, incluindo
Como cuidar da ferida operatória, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção, cuidados específicos com o local da cirurgia, com o seu estado de saúde e acompanhamento pós-operatório com o seu cirurgião plástico.
Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano e meio para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. Arinoplastia para remodelar a via aérea obstruída, requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.
Embora os resultados da rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.
A Dra. Márcia Brandão atende pacientes interessados na rinoplastia em seu consultório particular no Rio de Janeiro RJ – Catete, zona sul.
Referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Compartilhar: