Lifting de Sobrancelhas
Também conhecido como elevação da testa, o lifting frontal minimiza os vincos que se desenvolvem na testa e ao redor dos olhos, além de reposicionar sobrancelha baixa ou flácida.
Benefícios do procedimento
• Minimiza vincos na testa, ou ao redor dos olhos,
• Melhora o que são comumente referidas como linhas de expressão, ou seja, rugas verticais que se desenvolvem entre as sobrancelhas,
• Reposiciona a região frontal baixa ou flácida,
• Eleva as sobrancelhas para uma posição mais jovem.
Se você está incomodado com as linhas de expressão ou outros sinais de envelhecimento na região da testa, o lifting frontal pode ser bom para você.
Procedimentos de rejuvenescimento associados ao lifting frontal incluem
• Blefaroplastia para rejuvenescer os olhos,
• Facelift para corrigir as alterações do envelhecimento no terço inferior da face e do pescoço,
• Técnicas de peeling.
Procedimento cirúrgico
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A cirurgia plástica de lifting frontal, às vezes, pode ser realizado através de um endoscópio (aparelho de vídeo cirúrgico) e instrumentos especiais colocados por intermédio de pequenas incisões feitas no couro cabeludo. Tal fato, permite que o tecido muscular, localizado abaixo da pele, seja reposicionado ou removido, corrigindo as rugas e sulcos visíveis na testa. O procedimento pode ser realizado sem a utilização de um endoscópio, através de incisões na região temporal, no couro cabeludo, ou escondidas dentro da dobra natural das pálpebras superiores. Uma técnica alternativa de lifting frontal é a incisão coronal. Esta técnica envolve uma incisão de orelha a orelha, com a região frontal reposicionada após a remoção do excesso de pele e do couro cabeludo. O tempo de recuperação é, geralmente, maior que o da técnica endoscópica, devido ao tamanho da incisão. As linhas de incisão são bem escondidas nos contornos naturais do cabelo ou do rosto, a menos que, sejam colocadas na linha de implantação do cabelo para encurtar a testa. Os resultados aparecem gradualmente, com o desaparecimento do inchaço e de hematomas, revelando uma testa mais lisa, com pele mais jovem e aparência descansada.
Etapa 3 – Fechando as incisões
As incisões, normalmente, são fechadas com:
• Suturas removíveis ou absorvíveis,
• Adesivos de pele,
• Fita cirúrgica,
• Clipes especiais.
A elevação da testa pode ser mantida através da utilização de:
• Suturas permanentes,
• Pequenos parafusos cirúrgicos,
• Dispositivo absorvível de fixação colocado na região temporal.
Curativo
Quando o procedimento for finalizado, você terá um curativo na cabeça para minimizar o inchaço e os hematomas.
Você receberá instruções específicas, que podem incluir
Como cuidar do local cirúrgico, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção, preocupações específicas sobre o local cirúrgico ou saúde geral, e quando será a consulta de retorno.
A cicatrização inicial da ferida pode levar de 5 a 10 dias, período em que as suturas e clipes serão removidos. Você estará pronto para voltar ao trabalho e a atividades normais diárias neste momento. Cosméticos podem camuflar qualquer ferimento que permanecer. O resultado final aparecerá após várias semanas, quando o inchaço diminuir. As cicatrizes tendem a melhorar com o passar do tempo. Ao longo da vida, proteção solar ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o fotoenvelhecimento ou danos causados pelo sol. Ademais, um estilo de vida saudável, também, ajuda a manter a aparência mais jovem.
A Dra. Márcia Brandão atende pacientes interessados em Lifting de Sobrancelhas em seu consultório no Rio de Janeiro, RJ – Catete.
Referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Compartilhar: