Lipoaspiração ou Lipoescultura

A cirurgia para lipoaspiração, ou lipoescultura, consiste na retirada de gordura do corpo, no espaço entre a pele e os músculos, de forma a reduzir os acúmulos em locais considerados não estéticos, com ou sem a reintrodução desta, remodelando áreas específicas do corpo com o objetivo de melhorar o contorno corporal.

 

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

  

 

 

Mostrar Mais

O que a lipoaspiração não vai fazer

 

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Não é cirurgia de emagrecimento.Indivíduos com pequenos acúmulos de gordura no corpo, que se exercitam regularmente, têm a pele firme e com bom tônus muscular são os melhores candidatos a este procedimento.A quantidade máxima a ser lipoaspirada é proporcional ao peso corporal, 5% do peso, se não houver infiltração de solução com adrenalina (técnica seca) ou 7% do peso, se infiltrada solução com adrenalina.

 

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

 

Procedimento

 

Etapa 1 – Anestesia
 

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem anestesia peridural ou geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.


 

Etapa 2 – Incisão
 

A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.

Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.

A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula. Caso haja indicação, a gordura retirada pode ser tratada e reintroduzida em outras regiões para melhorar o contorno corporal (lipoenxertia).

Procedimentos adicionais, às vezes, podem ser necessários para reduzir o excesso de pele.



 

Curativo

 

Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.

 

Você receberá instruções específicas, incluindo

 

Como cuidar do local da cirurgia, medicamentos para tomar por via oral para reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião.

Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável.

 

Um ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

 

O contorno corporal é alterado, mas esta alteração é limitada pela espessura do tecido gorduroso apresentado. Grandes quantidades de tecido gorduroso em todo corpo, atrapalham o resultado, proeminências ósseas ou contorno muscular não poderão ser alterados com esta técnica cirúrgica. Ex.: Quadris largos continuarão assim, se forem por estrutura óssea, assim como, a barriga poderá continuar projetada, se houver associação de flacidez muscular ao acúmulo de gordura.

 

Caso ocorram alterações cicatriciais, existem tratamentos que podem ser empregados, na tentativa de melhorar o aspecto.

 

Você poderá apresentar áreas endurecidas abaixo da pele. Estas correspondem a cicatrizes (fibroses) na gordura por onde a cânula de lipoaspiração passou. Como outras cicatrizes, o tempo para que estas, também, se tornem imperceptíveis é variável de pessoa para pessoa. Existem procedimentos de fisioterapia que podem acelerar este processo. Também, podem ocorrer pequenas depressões ou elevações, que correspondem a irregularidades que permaneceram no tecido gorduroso. Para sua correção, poderá ser necessária nova cirurgia.

 

A Dra. Márcia Brandão atende pacientes interessados na lipoaspiração em seu consultório particular no Rio de Janeiro RJ – Catete, zona sul.

 

Referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Compartilhar:

 Veja algumas dúvidas sobre a Lipoaspiração 

Se desejar, marque

uma consulta

Siga-nos nas  Redes Sociais

Seja Bem Vindo

Agende a sua consulta

A satisfação com o corpo contribui para o bem-estar, mas a preocupação com a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. 
 

 

    21 2245.5758

         

    21 98460.3063

  Rua do Catete, 311 sala 909

   Catete - Rio de Janeiro - RJ

 

© 2016. Todos os direitos reservados a Dra. Márcia Brandão.