Lipoaspiração ou Lipoescultura
A cirurgia para lipoaspiração, ou lipoescultura, consiste na retirada de gordura do corpo, no espaço entre a pele e os músculos, de forma a reduzir os acúmulos em locais considerados não estéticos, com ou sem a reintrodução desta, remodelando áreas específicas do corpo com o objetivo de melhorar o contorno corporal.
Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
O que a lipoaspiração não vai fazer
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Não é cirurgia de emagrecimento.Indivíduos com pequenos acúmulos de gordura no corpo, que se exercitam regularmente, têm a pele firme e com bom tônus muscular são os melhores candidatos a este procedimento.A quantidade máxima a ser lipoaspirada é proporcional ao peso corporal, 5% do peso, se não houver infiltração de solução com adrenalina (técnica seca) ou 7% do peso, se infiltrada solução com adrenalina.
Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.
Procedimento
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem anestesia peridural ou geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.
Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula. Caso haja indicação, a gordura retirada pode ser tratada e reintroduzida em outras regiões para melhorar o contorno corporal (lipoenxertia).
Procedimentos adicionais, às vezes, podem ser necessários para reduzir o excesso de pele.
Curativo
Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.
Você receberá instruções específicas, incluindo
Como cuidar do local da cirurgia, medicamentos para tomar por via oral para reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião.
Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável.
Um ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.
O contorno corporal é alterado, mas esta alteração é limitada pela espessura do tecido gorduroso apresentado. Grandes quantidades de tecido gorduroso em todo corpo, atrapalham o resultado, proeminências ósseas ou contorno muscular não poderão ser alterados com esta técnica cirúrgica. Ex.: Quadris largos continuarão assim, se forem por estrutura óssea, assim como, a barriga poderá continuar projetada, se houver associação de flacidez muscular ao acúmulo de gordura.
Caso ocorram alterações cicatriciais, existem tratamentos que podem ser empregados, na tentativa de melhorar o aspecto.
Você poderá apresentar áreas endurecidas abaixo da pele. Estas correspondem a cicatrizes (fibroses) na gordura por onde a cânula de lipoaspiração passou. Como outras cicatrizes, o tempo para que estas, também, se tornem imperceptíveis é variável de pessoa para pessoa. Existem procedimentos de fisioterapia que podem acelerar este processo. Também, podem ocorrer pequenas depressões ou elevações, que correspondem a irregularidades que permaneceram no tecido gorduroso. Para sua correção, poderá ser necessária nova cirurgia.
A Dra. Márcia Brandão atende pacientes interessados na lipoaspiração em seu consultório particular no Rio de Janeiro RJ – Catete, zona sul.
Referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Compartilhar: