top of page

Lipoaspiração. Saiba tudo sobre essa cirurgia.


Hoje vou tirar outra dúvida frequente em pacientes que aparecem no meu consultório. A lipoaspiração, funciona como tratamento para obesidade? Na verdade a cirurgia modela o corpo, mas não é tratamento para a obesidade. Então esclareço o quer seria a lipoaspiração.


O que é a lipoaspiração?

A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que, haja gordura localizada. A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente, é retirado, no máximo, de 5 a 7% do peso do corporal dependendo da técnica utilizada.


Como é feita a lipoaspiração?

Primeiramente, é infiltrada uma solução composta, principalmente, por soro fisiológico e adrenalina - para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo abaixo da pele) de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.


A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, local ou bloqueio espinhal, dependendo da extensão da cirurgia e do tipo de paciente. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam na respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro mas costumam ficar quase imperceptíveis com o tempo e não causam incômodo.


Quem é o profissional apto a realizar a lipoaspiração?

O mais indicado é que a lipoaspiração seja realizada com um cirurgião plástico, profissional treinado a fazer este procedimento e ,devidamente, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Indicação para a lipoaspiração?

Os candidatos à esta cirurgia plástica são pacientes com gordura localizada e que dificilmente responde à dietas,exercícios ou tratamentos estéticos. A lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade. Seu objetivo é a modelagem corporal. Esse não é um procedimento simples, é uma cirurgia como outra qualquer, que envolve riscos e cuidados específicos.


Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoaspiração?

A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada: Abdome, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são as regiões mais submetidas à esta cirurgia.


Duração da cirurgia?

O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e da área a ser aspirada,podendo levar de 3 a 4 horas. Deverá sempre respeitar as condições clinicas do paciente no decorrer da cirurgia ,assim como,o limite máximo de volume a ser aspirado, de 5 a 7% do peso corporal. É possível, fazer a lipoaspiração em várias partes do corpo durante a mesma cirurgia, no entanto, devemos nos atentar para a importância de que o tempo da cirurgia não seja muito longo. É essencial avaliar a presença de doenças associadas à idade do paciente, a fim de, definir o tempo limite de cirurgia. Caso a sua opção seja tratar regiões diferentes em cirurgias distintas, o tempo mínimo de intervalo entre uma lipoaspiração e outra, se limitará à recuperação completa das condições físicas do paciente após a cirurgia anterior.


Como é o pré-operatório da lipoaspiração?

O paciente deve realizar jejum absoluto nas oito horas anteriores à cirurgia.


Quais os exames necessários antes da lipoaspiração?

Os exames de sangue, cardiológico e a radiografia de tórax são fundamentais antes da lipoaspiração. O cirurgião também pode pedir um ultrassom ou tomografia computadorizada da região a ser operada e doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar se há trombos ,ou risco de, na corrente sanguínea.


Quais cirurgias estéticas podem ser associadas à lipoaspiração?

Outras cirurgias estéticas como,a mamoplastia de aumento (próteses mamárias de silicone), abdominoplastia e, até mesmo, cirurgias faciais podem ser feitas no mesmo tempo operatório que a lipoaspiração. No entanto, a recomendação é para que o tempo de cirurgia não seja muito longo, o que pode expor mais a saúde do paciente.


Os melhores resultados da lipoaspiração?

A região dorsal, logo acima das nádegas, é a área com resultados mais satisfatórios em relação à lipoaspiração. Nesse caso, é possível retirar a gordura dos flancos e enxerta-la nos glúteos, quando indicado.


Eu sou apta à cirurgia? Quais as contraindicações?

Pessoas que possuem doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, por exemplo, tem o risco cirúrgico aumentado. Por isso, devem conversar com o seu médico sobre a real necessidade de uma cirurgia estética.


Tempo de internação?

Uma lipoaspiração grande pede o mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor, é possível ir embora até no mesmo dia.


Como funciona a recuperação após a lipoaspiração?

A recuperação desta cirurgia é, relativamente, rápida, já que as feridas cirúrgicas são pequenas.Com uma semana, geralmente, já é possível voltar ao trabalho, desde que, ele não exija muito esforço físico e, cerca de um mês depois, a rotina volta totalmente ao normal. Entretanto, nas cirurgias mais extensas e nos pacientes com a saúde mais frágil, a recuperação pode demorar um pouco mais.


Podem ser necessários medicação analgésica e antibióticos para prevenir infecções.


O uso de cinta modeladora é indispensável após a lipoaspiração. Ela comprime as regiões lipoaspiradas, ajudando na modelação da área, e ajuda a diminuir o inchaço que sempre surge após a cirurgia. Essa vestimenta deve ser usada o dia todo e retirada apenas para o banho. A realização de drenagens linfáticas, também, é fundamental nesse processo de recuperação para acelerar a eliminação desse inchaço. O retorno à atividade física pode ser feito de 20 a 30 dias após a cirurgia mas de maneira leve, e com evolução progressiva até que se retorne ao nível dos exercícios praticados anteriormente.


Quando vai começar a aparecer os resultados?

Até o primeiro mês, o paciente estará muito inchado, assim, o peso permanecerá igual. Mas com o passar do tempo, o edema diminui. Seis meses, é o tempo necessário para que seja visto o resultado final. Dificilmente, o local onde foi feita a lipoaspiração voltará a ter depósito de gordura. Isso acontece porque o número de células de gordura só aumenta até a adolescência. Na vida adulta, elas apenas têm o seu tamanho expandido. Assim, a área lipoaspirada terá menos células de gordura, por isso,não engordará tanto como antes mas se não for adotada uma reeducação alimentar equilibrada, associada à exercícios,elas poderão sim, hipertrofiar, aumentando a espessura da gordura da região.


Quais os riscos da lipoaspiração?

Na cirurgia de lipoaspiração, há as complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e óbito. Os riscos específicos são: depressão da região, alterações na pele - como flacidez e rugosidade -, alteração de coloração e até necrose da pele, além, claro, da insatisfação com os resultados.


O que deve ser checado?

• O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).É possível fazer essa checagem no site da Instituição.

• O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outras Instituições não avaliam a formação e experiência do profissional nesta área.

• A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha creditação para realizar cirurgias de médio porte. Entre em contato com o hospital para checar.


Se precisar de mais informações, entre em contato. Até a próxima!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page